sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Sud de France, Languedoc-Roussillon, Carcassonne, Cassoulet e Vinho Tinto. Tudo de Bom!





Às vésperas do 5º. Festival Sud de France, organizado pela nossa amiga Caroline Putnoki, resolvi falar um pouco da região de Languedoc-Roussillon, em uma abordagem mais voltada ao turismo enogastronômico, auxiliada pela minha memória afetiva da região.

Há mais de 20 anos fiquei alguns dias na Cité de Carcassonne, em um pequeno hotel em uma das muitas vielas desta cidade Medieval fortificada, patrimônio da Unesco, tida como a mais preservada cidade medieval da Europa. 

Para Carcassonne, uma palavra, “Magnifica”! Você pode simplesmente passear, fazer um tour pelas muralhas, apenas olhar da janela, tanto faz, dá para sentir no ar a História e imaginar a vida nesta cidade no século XI ou XII. Pra quem é como eu, um pouco mais Nerd, é exatamente como estar nos castelos de “Game Of Thrones” (estou falando dos livros, porque a imaginação fica mais aguçada!). Abaixo algumas das fotos da época da viagem.



Na visita, é obrigatória uma parada na pracinha central, com vários pequenos restaurantes com mesas ao ar livre, para pedir o prato da casa, que será invariavelmente o Cassoulet (ou caçolet em languedociano) com um vinho da casa, que será um Languedoc Vin de Pays ou Vin de table. Alguns dizem que o Cassoulet, foi criado em Carcassonne, eu adoro acreditar que foi mesmo. 



Este prato que tem muitas variações, é feito com feijão branco, carnes guisadas e linguiças. Encontramos versões com carne de porco, de vaca, com pato, ganso, carneiro, algumas carnes em  confit (conservadas na gordura da própria carne), com legumes etc. 

Alguns chamam o prato de feijoada francesa, não é ,  mas com certeza tem origem semelhante, surgiu como comida popular onde se cozinhava o feijão em caçarola com temperos, vegetais e com as carnes que estavam disponíveis, que eram guisadas e amaciadas no cozimento do feijão, daí o nome cassoulet.

E quanto aos vinhos?

Estamos falando de uma Região Mediterrânea, com uma grande amplitude térmica, muito sol, encostas e colinas, solo pobre e xistoso, fatores que se combinam no terroir amado pelas vitis viníferas, perfeito!

Em Carcassonne e nas cidades vizinhas encontramos várias propriedades produtoras de vinho, diversão de enoturismo garantida!


E que vinho tomar para acompanhar o Cassoulet? Tintos em Geral combinam bem, mas acho super charmoso tomar um vinho da região, então sugiro dois que você encontra aqui na WinePro:


Moulin Gassac Syrah 2013

Produzido pela Mas de Daumas Glassac, em Villeveyrac, cidadezinha minúscula na região de Hérault, aproximadamente 1 hora de Carcassonne.

É um Vin de Pays, 100% Syrah, sem estágio em carvalho, portanto bastante fresco e frutado.




Canon du Maréchal Rouge 2010, Domaine Cazes.

Produzido pela Domanine Cazes, nos vinhedos em Corbiéres, região vinicola vizinha de Carcassonne. 

É um Vin de Pays , produzido com corte de uvas 50% Syrah e 50% Merlot, parte do vinho é elaborado por maceração carbônica, que confere a característica de taninos reduzidos.


Este Final de semana eu vou fazer uma viagem ao Languedoc-Roussillon, pelo menos nos sentidos e na imaginação. Vou de Cassoulet com vin de pays da região.

Quer fazer uma viagem enogastronomica para o Languedoc-Roussilon, passando por Carcassonne? Fale com a gente que a WinePro Tour te ajuda a montar este roteiro com muito charme e com as rotas de vinho que nossos parceiros operam na região.